quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O céu de Ontém e de todos os dias

Outro dia, ouvir uma criança  estrangeira no trem a dizer a  sua mãe que o céu da  Bélgica tem  duas cores:
 cinza claro e cinza escuro.Nunca esqueci a fala daquele menino. Que o clima interfere na nossa vida vida,todos  nós sabemos e por conta disto,todas as vezes que temos sol eu festejo,eu celebro eu vibro. A humidade é enorme por cá,hoje por exemplo está à 80 %  e o corpo sente. Eu com 48 anos já tenho artrose à mais de 4 anos. Mas eu amo este pais que tão bem acolheu-me e que tem me ensinado muito. Principalmente a ser humana.A vida precisa de estímulos ,fé,motivação ,paciência e amor sempre! E aquele menino tão sábio fez-me refletir que :A  vida é da cor que nós escolhemos pintar-la. Pinte o seu dia queridos,com amor!♡
                                   
                                Pobre da minha mesa,vive empacotada
                                     leva-se tempo para secar as nozes,precisas exercitar a paciência.
                 As rosas se encurvam  a procura de sol
                              Mas elas parecem felizes ai.
                          Da janela o contemplo-as
                        A humidade deixa as folhas da uva assim.
                                       Mas elas estão quase boas para colhe-las
                                     As maças se misturam com as flores
                                                 A grama enorme
               Estas rosas não param de florir
  E a semana será de chuva.
 

16 comentários:

Lete disse...

Esse jardim é maravilhoso, parece que vives no paraíso, Patrícia! Como dizes, temos sempre de agradecer, nem que seja com tempo escuro... o importante e o que mais brilha vem de dentro de nós!
Beijinho grande, até logo!

Liliane de Paula disse...

Acho que prefiro um céu cinza mas que eu tivesse a tranquilidade de poder olhar, fotografar sem achar que vou ser assaltada.

Guarde tudo que puder de seu filho.
Mas coloque datas.
A gente guarda pela vida toda.
Meu filho nem liga quando eu mostro alguma coisa que tenho dele.
Na verdade, as lembrança são minhas.

Os olhares da Gracinha! disse...

Esse clima também tem vantagens mas o céu azulinho de Portugal é uma tentação!!!
Lindos seus recantos Patrícia!!! Bj

Prata da casa disse...

O clima aí , diz o meu filho, faz lembrar o de cá ( Açores), húmido, fresco e chuvoso. No entanto tem as suas vantagens, sendo uma delas a das plantas e flores que agradecem tanta humidade.
Amiga: o meu filho está em Bruxelas e está a gostar muito, graças a Deus.
Bjn
Márcia

Patricia Merella disse...

Obrigada querida Lete! Feliz que gostes!Beijinhos

Patricia Merella disse...

Tens razão Liliane. Eu sou muito grata por viver cá. Beijinho

Patricia Merella disse...

Pois é Márcia,as plantas amam este clima.Menina,eu sou louca para visitar os Açores,ainda irei se Deus quiser! Feliz que teu filho estejas a gostar de cá. Quando vieres cá, visitar teu filho,avisa-me para que possamos nos encontrarmos,beijinhos

Patricia Merella disse...

Nem me fale Graça! Tenho muitas saudades deste céu azul daí. Beijinho

O meu pensamento viaja disse...

Patrícia querida, eu gosto de sol e gosto de chuva, mas tanta é demais.
Por isso é tão bom viver em Portugal.
Aceitação é preciso!
Beijinhos e abraços

Magda Carvalho disse...

Que lindo jardim adoro as fotos
https://retromaggie.blogspot.pt/

Patricia Merella disse...

Sim ,querida Nina,é muito bom viver à Portugal. Oxalá que possamos voltar um aios.beijinhos

Patricia Merella disse...

Obrigada Magda!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Por aqui fazia falta uma chuvinha para apagar os muitos fogos.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Blog Donna Gatta disse...

Seu jardim é lindo Patricia, reflete o amor que você sente pelas plantas. A gente nota logo quando são bem cuidadas porque elas se mostram em beleza a cada dia.
Beijos,
Deus abençoe.

Blog Donna Gatta disse...

Ah! Quanto ao céu, sempre é mais bonito com aquele azul profundo sem fim! Porém, a gente acaba "se acostumando" com os dias nublados e tons de cinza. Em tudo tem o seu valor.
Bjs.

Maria Glória disse...

Eu assisti um filme, Patrícia, onde um pintor dava aulas para um aluno, que estava aprendendo a pintar nuvens. O céu/modelo daquele momento era cinza e o aluno só conseguia pintar aquele céu com duas cores, dois tons de cinza. E o pintor deu uma lição de vida, assim como você, sobre as possibilidades de se ver muitas nuances em um céu acinzentado. Ele, o professor, pintou parte daquele céu cinza usando várias cores, que muitos só conseguiam ver cinza.
Hoje, quando olho para céus cinzas, vejo tantos tons que, para mim, não estão camuflados. Mas concordo que muitos meses de céus acinzentados, mexe mesmo com a gente, assim como, semanas de chuvas ou de imenso calor, mesmo que o sol seja o o astro rei. Portanto, o ano tem 4 estações.
As folhas coloridas das uvas, me encantam, fico até emocionada de ver, de tanto que aprecio esta faceta da natureza.
Quando puder, me conte como é a colheita e secagem das nozes, fiquei curiosa, pois por aqui, como sabes, Patrícia, não há estes frutos deliciosos.