sexta-feira, 22 de julho de 2016

Uma pausa no curso

Olá queridos....pois é..eu esperei 6 meses para poder começar neste curso.Estava à viver meu  melhor momento no Germoir.Confesso que não foi fácil encontrar meu lugar por lá.Muitas vezes eu me perguntava se este curso era mesmo para mim.O curso é muito puxado e vivemos situações reais como se estivéssemos à trabalhar.De um lado é positivo,pois nos prepara de facto para o mercado de trabalho.Mas em outra vertente eu me perguntava:  eu sou  estagiária ou funcionária do Germoir? Como o restaurante é aberto ao púlblico,com em média 60 clientes por dia,mas a lanchonete  que atende a escolas e outros clientes externos, mas os buffets que tinhamos que preparar e ainda servi fora do Germoir,eu achava um pouco de exagero.Eu como estava no fundo desemprego,não pagava o curso e recebia um valor por hora e todo o frete do meu transporte,mesmo assim eu não achava tão justo.Temos acompanhamento social,psicológico,pedagógico ,aulas teórica e 80 por cento de aula prática.O curso não é de chefe e sim  de commis de cuisine e  commis de salle.Mas te forma com diploma reconhecido pela Bélgica e França.Este curso era para meu futuro a longo prazo.Não tinha intenção de trabalhar em restaurante por cá.Os horários são complicado para mim,pois trabalha feriados,á noite  e finais de semana.O chefe não poe a mão na massa,o chefe prepara o cardápio e nós que executamos.Este curso ficou no meio do caminho,mas confesso que aproveitei o máximo o tempo que lá fiquei.A rutura foi por uma boa razão,estou muito contente,pois cheguei no meu but(objetivo) que é um trabalho que eu tivesse prazer e pudesse conciliar com os horários do meu João.Comecei na Segunda,ainda muito cedo para eu saber se fico ou não,pois estou substituindo alguém.Quando esta pessoa voltar,acaba meu contracto ou ...ai não sei.Só sei que estou muito feliz e confiante que irei em breve ter uma place(um lugar neste trabalho tão sonhado) É um trabalho do governo,com muitas vantagens.Fui selecionada à 3 anos  mas, ainda não tinha nacionalidade Belga.Há 2 anos que sou Belga e não desisti deste trabalho.levanto as 5hs da manhã,pego 2 trens para chegar no meu destino e vou feliz da vida.Já fiz 2 amigas no trem, uma é Italiana e  outra Brasileira de Salvador.Por favor mentalize por mim dia 29,o dia que saberei se continuo ou não.Prometo que venho correndo contar à vocês.Deixo as ultimas imagens do curso de Quinta Feira 14/07/2016.

            O chefe nos ensinando à fazer as tartes Francesas com chantily ,frutas e gnache
     
Para a massa :Tarte sablée
-  200 g -Farinha,  100 g de manteiga com sal - Açúcar 50 g - Um ovo
Preparação da a massa : Misture em uma tigela com os dedos , a farinha , o açúcar, em seguida, adicione a manteiga macia e ovo até uma bola. Coloque os últimos 30 minutos na geladeira . Em seguida, enrole a massa,abra,forre  o fundo da tarteira e leve no forno por 15-20 minutos.A montagem você pode fazer a seu gosto.O chefe fez algumas com chantily e frutas,outras com chocolate e outras com uma mistura do chantily e da gnache que resultou em chocolate ao leite.Esta de chocolate mas escura,ele depois de preenchido com o chocolate, decorou com um corante alimenticio que vem em bisnaga,como se fosse leite condensado e com o palito foi dando esta forma.A do lado direito,fotografei ainda inacabada é de abacaxi.
   Esta é a máquina de fazer sorvete,gelado,glace..e a receita base é assim:
1 litro de leite,7 gemas de ovo,350gr acucar refinado.Bata as gemas bastante e aos poucos vai colocando o açúcar e logo que as gemas dobre de volume,adicione o leite morno.Leve ao fogo baixo e mexa lentamente por uns 8 à 10 minutos até formar uma massa lisa.Com esta base você pode dar o gosto que quiser.Adicione frutas,chocolate..leve ao frio e depois  de frio leve ao congelador.Depois bata em um robô,liquidificador...e volta para o congelador.O chefe fez uma de caramel beurre sali.De amendoim,de morango,de especuloso,fez tantos,tantos  tão bons.
     E ai esta Glace au caramel au beurre salé,com chantily e calda de chocolate,tudo Belga!Até a próxima ,um feliz final de semana ,com amor!♡

15 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Torcendo por ti, querida. Tudo vai dar certo e o emprego será teu.
Beijo

Ilaine disse...

Patricia, amiga!

Também eu torço por você.
O que é para seu seu, virá. Com certeza tudo vai dar certo.
Penso em ti sempre!

Beijo no coração

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Pensamentos positivos minha amiga e tudo vai correr bem.
Um abraço e bom fim de semana.
Andarilhar

Unknown disse...

vai dar tudo certo Paty estarei orando por vc ... essa vaga é sua creia , bjinhos

Os olhares da Gracinha! disse...

Vai correr tudo bem Patrícia e levo as sugestões!!!
Bj

Maria Luiza disse...

Entregue nas mãos de Deus! Muita fé e torço por você! Confie! meu abraço forte, viu?

urmystars.blogspot.pt disse...

Há- correr tudo bem. Vamos torcer e pedir ajuda a Deus.

Val disse...

Olá Patrícia, tudo o que mexe com cozinha/restauração é muito trabalhoso e cansativo. Pode dar prazer também, mas é de fato uma profissão que obriga a estar de pé muitas horas e a lidar com o público, e isto pode ser realmente estafante. Espero que tudo corra pelo melhor no outro emprego e que vc fique. Vamos torcer com todas as forças! bj e uma boa semana!

Frk Hall disse...

Oh WOW that looks so delicious. I could easely eat that ;o)

Love from Lone <3

Betty Gaeta disse...

Oi Patrícia,
Vou torcer muito para que vc consiga, e sei quw vai conseguir.
Bjs

Anónimo disse...

Patricia:
Enviando prá vc pensamentos positivos para que tudo aconteça para o bem e segundo aquilo que Deus tem prá vc!
Fé e confiança. Bjs
Lúcia /RJ

Marly disse...

Olá, querida, Paty,

Sabe qual é o segredo da oração bem sucedida? É crer que já obtiveste o bem que pediste (Marcos 11:24: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé de que já o recebestes, e assim vos sucederá).
De qualquer modo, saiba que estarei mentalizando o mesmo que apregoa o verso acima para ti.

Um grande beijo

simplesmentefascinante disse...

Bom dia, Patrícia,
aqui:9:33 manhã de terça-feira com sol e céu azul.
O importante é tentar tudo acrescenta e vale a pena.
O que tem que ser será, então relaxe e sossegue o coração.
Torcerei por você com certeza.
Grande abraço.
mari

Os olhares da Gracinha! disse...

Patrícia espero que esteja tudo bem consigo!!!

Criei um blog só de receitas...se estiver interessada apareça e leve a receita: simples...deliciosa e de fácil confeção!!!

http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/

Bj amigo

Maria Glória disse...

Mesmo hoje, Patrícia, sendo dia 30, estou vibrando por você. Espero que tudo esteja a seu agrado, com felicidade.
Adorei as receitas e fotos.