quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Charleroi

Charleroi fica à 20 minutos de trem da nossa casa. Acho que já falei isto para vocês .Charleroi passou por grandes reformas para receber o novo shopping, o Rive Gauche. O comércio de Charleroi sempre foi forte e atendia  as populações das vilas próximas, como é o meu caso. Antes do shopping o comércio estava concentrado nas ruas e eu achava um charme. Na rue de la montagne, você encontrava: a Zara, a Mango, a H&M,a C&A, a Hema e tantas outras.

Ir a Charleroi para fazer compras, era também um momento de encantamento. As ruas tinham lá  um charme. Pessoas elegantes, idosos que ainda tiravam seus chapéus para dizer bonjour, os casarões aonde ficavam as lojas, tudo encantava-me. Ontem fui lá e voltei com uma tristeza. Tristeza  em ver aquelas ruas vazias, com todas as lojas fechadas e virando uma zona completamente habitável e não mais comercial. Sim, o shopping é grande e as lojas mudaram para lá. Fazer compras no Shopping é mais confortável que andar pelas ruas no frio.Mas  para mim, Charleroi modernou-se e com a modernidade, foi embora  o seu charme.

As ruas estão mais limpas e até mais seguras que antes, este era o intuito com a implantação do Shopping. Pois Charleroi estava sendo visto como a zona dos imigrantes, imigrantes que não vem para trabalhar e sim para roubar ou aproveitar do sistema Belga. Antes que Charleroi virasse um centro de "bandidagem", medidas foram tomadas e uma delas foi a implantação do novo shopping.
Sendo assim as lojas poderiam trabalhar com todo conforto e segurança.

Sinceramente, detesto ir ao Shopping. Sinto-me apesar da imensidão do shopping, como se estivesse dentro de uma sardinha. São tantos policiais militares para dentro e para fora que panica-me. Como sabem, vivemos sobre ameaças terrorista e por cá a policia é sempre preventiva. Acontece que nas ruas de Charleroi, tu não vias isto, via era gente elegante e bonita. O vai e vem do povo era um desfile de moda, veja neste post  AQUI . Ainda bem que tive o privilegio de conhecer agora, ficou no passado, na história. Tenham um lindo dia queridos! Com amor!




                                                  Esta loja sobreviveu as mudanças. É uma das poucas que ainda existe


                                                                                     Esplanadas em frente ao shopping

                                                            A visão que temos do Shopping saindo da estação de trem


                                         Em cima desta ponte avista-se a estação de trem e do outro lado o shopping

                                                                                   A estação de trem de Charleroi
                                                                       Na porta da estação de trem, onibus e metro
                                                                              Hotel Ibis bem em frente a estação.
                                                               É em Charleroi que existe o aeroporto com voos low cost




12 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Charleroi uma cidade muito interessante e muito bem fotografada, gostei de ver.
Um abraço e continuação de boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

urmystars.blogspot.pt disse...

Obrigada pela partilha. Sempre vou passeando sem sair do lugar. Espero que as maleitas já tenham saído da tua casa e que toda a familia já esteja fresca e de saúde.

sheyla xavier disse...

Pat
Que pena, eu adoro lojas nas ruas , acho tão interessante e familiar, pois como vc disse, as pessoas passeiam bem vestidas e me lembram muito o tempo antigo.
Se o shopping servir para melhorar a segurança dos cidadãos, acho que uma bela ideia, mesmo que tenha deixado o "charme" de andar pelas ruas.
Beijos,
DMulheresInstagramFanpage

lenalima disse...

O que me chama a atenção é que nesses lugares não existem multidões, que lugar mais lindo para se passear, bem tranquilo me parece.
Adoro um shopping. Abraços!

Lete disse...

Mais um lindo desfile fotográfico dos teus, Pati! Tudo lindo! Mas... não gosto de centros comerciais, só aprecio o comércio de rua, típico, tradicional, único e personalizado. Fujo de multidões e de grandes aglomerados... :(

Liliane de Paula disse...

Gosto muito de shoppings.
E aqui é o lugar onde a gente se sente menos insegura.

Debora disse...

Adoro lojas de rua, mas sei que a comodidade e segurança dos shoppings acabam atraindo as pessoas para lá. É o caminho que estamos seguindo, aqui muitas lojas de rua fecharam também.

francisco júnior disse...

Divulgue grátis https://www.waaap.net

Magda Carvalho disse...

com o que têm acontecido no mundo é bom ver que há policiamento nas ruas se calhar não devia ser em grande foco.opah fiquei rendida a foto do vestido de noiva
https://retromaggie.blogspot.pt

Manuel disse...

Una bonita y limpia ciudad, con arquitectura muy interesantes.
Ahora bien, me ha llamado la atención las pocas personas, que circulan o pasean por sus calles, a pesar de ser un día soleado.
Patricia, tu reportaje es excelente.....Como siempre.
Un abrazo.

Os olhares da Gracinha! disse...

Fotos bem lindas que nos mostram belos recantos!!!bj

O meu pensamento viaja disse...

Que fotos fantásticas! Gostava de conhecer essa cidade.
Bom fim de semana, querida Patrícia.
Beijinhos