sábado, 13 de janeiro de 2018

Óbidos

A vila medieval de Óbidos é uma das mais pitorescas e bem preservadas de Portugal. A História é tão bonita quanto o lugar. A trajetória desta cidadela protegida por uma alta muralha de pedra é fortemente ligada à nobreza desde o século XIII, quando o rei D. Dinis se casou com Isabel de Aragão. Entre os presentes que o monarca deu à mulher estava... a vila de Óbidos inteirinha. A tradição de ser dote real se estendeu até o século XIX. Essa ligação com os poderosos portugueses ajudou a conservar intacto o casario gracioso, com paredes caiadas e detalhes em azul ou amarelo, cenário típico lusitano.

Para tudo ficar ainda mais belo, todas as fachadas são enfeitadas com flores, principalmente gerânios vermelhos e buganvílias roxas. As construções antigas abrigam tudo o que um turista precisa para uma viagem prazerosa: há bons restaurantes, uma coleção de cafés, lojinhas de artesanato e galerias de arte cheias de charme, além de muitas garrafeiras, como os portugueses chamam os lugares que vendem bebidas alcoólicas - entre as especialidades etílicas locais estão os vinhos e a ginjinha, uma espécie de licor feito a partir da ginja, um tipo de cereja selvagem, pequenina e muito saborosa, abundante na região. Queridos, Óbidos é encantadora se tu fores à lisboa, não perca essa oportunidade, você não se arrependerá. Bom fim de semana! Deixo uns olhares meus para vocês, com amor!



































14 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Que linda reportagem fotográfica.
À quanto tempo não vou a Óbidos.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Lete disse...

É mesmo lindo! Um lugar mágico cheio de cantinhos para descobrir. Fui aí no verão, já várias vezes, é relativamente perto daqui (Leiria) e almocei deliciosamente na Pousada, com uma vista que pacifica e tranquiliza o olhar.
Felizmente ainda temos muitos cantinhos destes, quando vieres cá novamente, experimenta Marvão, por exemplo... :)
Beijinho, querida, sempre linda nos registos!

O meu pensamento viaja disse...

Óbidos é uma vila lindíssima. Gostei muito da reportagem,. As fotos estão fantásticas. Beijinhos, querida Patrícia.

Kasioles disse...

He estado en Lisboa pero me he perdido todas esas maravillas que comentas de la ciudad de Óbidos.
las fotos son preciosas y mismo me entran ganas de volver para transitar por las calles de esa ciudad.
Cuando se me presente la ocasión, no olvidaré esta bella entrada que compartes con todos nosotros. Muchas gracias.
Cariños.
Kasioles

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Uma vila encantadora e cheia de história e recantos maravilhosos.
Um abraço e bom Domingo.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

sheyla xavier disse...

Pat
Vc está indo por todos os lugares que conheci ahahah Que bom rever tudo isto. Óbidos é linda demais e aquele licor, uma maravilha!! Amei as fotos.
Beijokas,
DMulheresInstagramFanpage

Os olhares da Gracinha! disse...

Para mim ... um dos recantos mais lindos do nosso país e os seus olhares mostram a beleza e a magia do mesmo!!!bj

...
Se gosta de queijo ralado … veja as entradas que preparei:
ttps://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/entradas-de-chuchu-e-queijo-ralado.html
...
E aqui … mais um belo recanto português:
https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/ponte-medieval-do-marnel.html
...
Que seja uma semana bem HARMONIOSA!!!

Prata da casa disse...

Óbidos é lindíssima! Estive lá em setembro e adorei! Gostei imenso da reportagem que me trouxe belas recordações.
Bjn
Márcia

Magda Carvalho disse...

gosto bastante de ir passear a Óbidos e tão encantador
https://retromaggie.blogspot.pt

Betty Gaeta disse...

Oi Patricia
Eu adorei Portugal, mas não conheci Óbidos. Pelo jeito éuma cidadezinha linda!
Bjs

Eliane disse...

Eu amei Òbidos! Voltaria lá, com certeza!

abraços

Eliane

Cristina Barbas disse...

Oi, Patricia!

Que lugar lindo! Passeio maravilhoso...
Adorei o artesanato...

Abraços, Cris

urmystars.blogspot.pt disse...

Estive em Óbidos hás uns anitos e não me importava nada de lá voltar. Se não provaste a ginginha em copo de chocolate, não sabes o que perdeste! Bjs

Maria Glória disse...

Eu adoro estas fotos de telhados, acho tão poéticas!