segunda-feira, 13 de junho de 2016

A festa das estagiárias no Germoir

Queridos,como vos lhe disse,estou à cursar  uma formação de cozinha no Germoir .O curso dura 18 meses e eu estou muito feliz por esta oportunidade.Hoje foi a nossa festa.Uma vez por ano,em junho,acontece esta festa.Eu só tenho 1 mês de curso e já festejei com as colegas.De 6 em seis semanas começa uma nova turma.Acontece que, Julho e Agosto são férias de verão por cá,apesar do Germoir não ter férias, pois é ,não terei  férias verão, só entra  uma nova turma em Setembro.Cada turma são 7 alunas.Este curso é muito concorrido,desde Janeiro que espero uma vaga.Somos muitas,quase 60, de muitas nacionalidades,cada uma  levou um práto tipico de seu país, eu levei brigadeiro e voilá,deixo o registro da nossa turma do Germoir. 
                                      Eu e acolega Daniela,esta é Belga
                                     Um dos chefes,Marroquino
                                          tantas comidas diferentes
                                             Lá tras um petiscos de Tunisia,amei
                             bacalhau  feito por  uma Angolana,delicia,rolinhos de folha de uva
                            bruxeta à direita e targina à esquerda,não provei
                                     banana frita,hum,amo,matei a saudade
          Do lado esquerdo Dominique,diretora e criadora do projeto
                    colegas,muitas de muitas nacionalidades
                         Do lado direito as sobremesas
                                   Colegas antes do almoço
                    tantas sobremesas,só delicias
                 a latinha são meus brigadeiros
                                 Não tive oportunidade de comer de tudo
 Viram quanta gente? De pé o chefe,de branco a esquerda assistente social.O curso são em várias etapas:cozinha quente,sanduiches,entradas e sobremesas.Depois de 2 semanas no acolhimento (teoria) estou no restaurante.Ficamos um mês em cada setor.No restaurante eu limpo pela manhã,reponho as bebidas no frigorifico,corto legumes para as saladas e  para a cozinha quente  que serve para  as sopas.Passo nossas fardas ,faço máquina de louça e roupa,recepciono os clientes,faço as comandas e passo para a cozinha.Depois do almoço, limpamos tudo e deixamos tudo em ordem.Tudo é muito prático,funcional e profisional.A maquina de lavar louças é fantástica.Recebemos as mercadorias e etiquetamos tudo com data de entrada e com validade.Tudo que é consumido para a produção,precisa colar uma etiqueta no painel do dia que chamamos lista de consumação do dia.Tudo que é abertoe não consumido,precisa de outra etiqueta para determinar o prazo de validade.Enfim,esta parte burocrática é chata,mas importante.Ainda não aprendir nenhuma receita,irei para a cozinha quente mês que vem.Uma semana produtiva para todos nós. ♡

9 comentários:

Maria Glória disse...

Patrícia, gostei do seu jeitinho detalhado de contar esta tua experiência. Eu adoraria, também, viver uma experiência assim. Pessoas diferentes, comidas diferentes, novos aprendizados. Uma riqueza na vida, tenho certeza. O local é bem arrumado, organizado, gostei mesmo.
Continue, tens eu como seguidora nesta etapa da tua vida.
Bom curso, querida e um beijo.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

A festa das estagiárias estava muito bem composta e os pratos eram variados e de aspecto bem delicioso.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

O meu pensamento viaja disse...

Querida Patrícia, sorte a sua por ter tido a oportunidade de frequentar esse curso que me parece extremamente organizado. Mesmo sabendo tudo, sempre se aprende algo novo. Por isso é enriquecedor e abre portas para o mercado de trabalho. Muito bom! Eu própria gostaria de frequentar um desses cursos.
Boa ideia a dos brigadeiros!
Beijinhos

urmystars.blogspot.pt disse...

Estou a ver estas fotos à hora de almoço, ainda sem ter almoçado, agora imagina a fome que me deu. Comia de tudo, um pouco!

simplesmentefascinante disse...

Bom dia, Patrícia,
aqui:9:25 manhã de terça geladíssima com sol tímido e céu azul.
Que bom ter essa oportunidade.
Aprendizado, convivência com outras culturas e amizade.
Com certeza esse curso vai render grandes resultados. Aproveite ao máximo.
Grande abraço.
Mari

Liliane de Paula disse...

Que maravilha! Vc passa pelas várias tarefas de uma cozinha.
Aproveite cada minuto.

Ilaine disse...

Que festa linda, amiga!
E sim... quantas pessoas a teu lado, quantos novos amigos vais ter.
Vendo os pratos... água na boca!

Beijo grande!

Debora disse...

Quantos pratos lindos! Gostei muito da idéia da festa e do que vc explicou sobre o curso. Não me surpreende que seja tão concorrido!

Diana Machado disse...

Que maravilhoso! Estou feliz por estares também feliz com esta nova etapa, força :)