quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Seis meses depois do meu acidente

"Embora neste momento eu possa estar sofrendo e a minha compreensão não me esclareça - silencio e espero. O tempo se encarregará de me mostrar que tudo que nos acontece é útil e necessário. Tudo é criação divina, tudo é perfeito do jeito que é."(Claudia do livro a lavanda como caminho)

Quanto eu tinha 9 anos,eu lir o livro Pollyanna(Eleanor H. Porter)
 e com ela aprendir a fazer o jogo do contente,Quem já leu sabe o que estou a falar... E eu confesso a voces que  sou super positiva,vejo sempre o lado bom em tudo,não perco minha fé por nada,não perco nunca minha paz e alegria de viver,mas não amo meu trabalho. Isto me  inquieta,me  deixa reflexiva,pois eu bem sei que sem amor ,por mas que eu me esforçe,não terei suceso.No dia 29 de Abril,2014,dia do meu acidente,eu sair de casa e disse a Deus,senhor dai-me força e coragem,já não suporto mas.Falando um pouco da minha vida profissional,eu fiz segundo grau no Brasil de contabilidade e universidade de Administração de empresa,estudei inglês na Cultura Inglesa.Trabalhei em shoping,fui gerente de lojas super legais em Salvador,trabalhei em revenda de automóveis na parte contábil e fui empresária,sócia de meus irmãos e tive um atelier de bijus.Quando imigrei para Portugal,trabalhei como gerente de uma loja linda,no sul ,no Algarve e fui muito feliz lá profissionalmente. Mas a crise começou a  se instalar em Portugal e marido teve uma proposta melhor de trabalho e eu claro,aventureira como sou,nao pensei duas vezes em imigrarmos para Bélgica. A Bélgica fala duas linguas,o Francês e o nerlandês.Quando cheguei cá,eu só sabia dizer merci ,sabia inglês e achava que com ele safava-me. Engano meu,pois vivo na região Francofonica,pessoas quase não falam inglês. Marido domina o inglês e já sabia o francês.Depois de 6 meses que o marido estava cá,eu e João vinhemos.Cheguei em Outubro e nevava muito,foi a primeira vez que vi neve,tudo para mim era lindo e assustador,o medo e a aventura novamente  no meu coração.Então,6 meses se passa,João já na escola e eu  a estudar francês e resolvir procurar um trabalho. Eu não falava bem  o francês e ninguém me entendia ,até que um dia fui parar em uma empresa de titre services(contracta pessoas para limparem casas,passar roupa,fazer companhia a idosos e fazer comida) e lá no primeiro dia falando em inglês,a patroa super simpática,Angolana,me perguntou:mas voce com tantas experiencias quer mesmo trabalhar aqui ? Eu disse sim,quero muito. O salário por hora 4 vezes melhor que Portugal,horarios flexivos,recebia cheque alimentação e eu respirei e assinei o contracto.Naquele momento, fiz um voto de coragem  comigo mesmo. Entrei na Bélgica com minha carteira de identidade portuguesa como residente legal e queria e quero ser Belga.E para eu ter minha nacionalidade Belga um dos requisitos que me garante a cidadania é 5 anos de contracto indeterminado.Posso com minha identidade Bélga,entrar e sair da Bélgica,trabalhar,mas não posso concorrer a emprego púlblico,não posso votar.Então,neste meio tempo,pensei em dessisti muitas vezes do trabalho,enviava vários CV e nao ia para entrevista ,pois minha voz interna me dizia,calma,respire e continue. Em novembro  próximo fará   5 anos,como eu esperei e sonhei chegar este dia,ufa!!!!!! 
Confesso que limpar casa não mata,eu tenho minhas clientes as mesmas desde o primeiro dia,adoráveis,que me respeitam muito,me dão muitos presentes,temos uma relação boa de confiança e amizade,inclusive tenho uma cliente que é Brasileira ,filha de Belga,que voces ja´devem ter visto muito nas minhas fotos, nós duas juntas. Quase todas minhas clientes tornaram-me minhas amigas.Também trabalho em uma escola,também com limpeza,mas eu não gosto,eu sou super organizada e exigente,apesar de não gostar,esforço-me o máximo para fazer sempre o meu melhor,com isto,acabei o meu corpo.Hoje tenho artrose,problema no ciático, problema na coluna,etc... e depois do acidente nunca mas fui a mesma,não tem um dia que estou 100 por cento.Nada se perde nesta vida,Uma coisa eu digo a voces,toda experiência é válida,nada se perde,tudo é aprendizado,creia.
Eu já consegui recuperar 60 por cento dos movimentos do braço,mas ainda tenho dores . Ainda não sei nada o que vai acontecer com meu futuro profissional,pelo menos até Janeiro não poderei voltar a minha atividade,graças a Deus.Como foi um acidente no caminho do trabalho,cá considera acidente de trabalho. Tenho todas despesas médicas pagas pelo plano,assim como o salário,claro que perco um pouco,mas estou em casa.Em Dezembro o,parking(o detran) vai decidi de quem foi a culpa,caso o senhor do carro seja o culpado,terei uma boa idenização,que a justiça seja feita.
 Com 6 meses de atestado, poderia perder o trabalho  e ir para o fundo desemprego,que não seria nada mal para mim,pois estando no fundo poderei estudar sem pagar nada,mas ainda preciso até Novembro, a patroa garante que não me demiti. Se o médico da pericia médica decidi que eu não possa mas voltar a minha atividade,o que espero,ficarei recebendo pelo plano de saúde e poderei fazer a formação que queira para mudar meu caminho profissional.E como nada é por acaso,eu já trabalhei cá como massagista terapeutica e quero seguir este caminho.Fazer uma formação de aromaterapia e estetica direcionado as massagens anti stres.Que Deus me ajude. Estes 6 meses me ensinaram muito,principalmente a ter paciência .










                      flores para voces,com carinho....

15 comentários:

Anónimo disse...

Oi!

Parabéns pela humildade!
Fique tranquila que tudo dará certo!
Deus abençoe!

Um forte abraço,

Valéria Ferrer Gomes

Katiakatola disse...

Minha querida,estou profundamente emocionada e tocada por teu relato,e também,muito agradecida por fazer parte de um grupo que compartilha tantas lições de vida,tantas histórias. ..
Voce foi bastante generosa em dividir conosco essa parte da tua vida,demonstrou enorme humildade e deve se sentir muito orgulhosa disso.... Poucos conseguem ser verdadeiros e humildes...Sinto muito orgulho te ter sua amizade e, como a Cláudia colocou tão bem no livro,tudo tem um porquê e Deus só faz o melhor por nós. Eu tenho absoluta certeza que muito em breve teremos notícias muito positivas a respeito de tudo isso!
Estou vibrando positivamente a seu favor,peço ao Pai que derrame sobre vocês todo Seu Amor e Misericórdia,permitindo que tudo se resolva da melhor maneira para você.
Fique com Deus e muitos beijinhos com todo meu carinho,Katia.

Denise Moraes disse...

Certamente todos os desafios serão vencidos com seu otimismo e força.
Seu blog é lindo!
Receba todo meu carinho e votos de sucesso!
bjo
Denise

Claudia disse...

Bom te conhecer melhor...obrigada pela citação do meu livro,és uma fofa! fica bem, tudo passa sempre! bjs

Michelle disse...

Pathy,

Creia que Deus sabe todas as coisas. Devemos sempre sonhar.
E quando os nossos sonhos, são os mesmos que Deus tem prá nós,Ele age.Embora as vezes não entendamos os seus caminhos.Deus é fiel.Creia que o melhor ainda está por vir. Minha irmã quando chegou aí na Bélgica, também trabalhou de limpeza, hoje trabalha numa agência de viagens (ela é formada em Turismo e Hotelaria).Sei como é difícil recomeçar a vida em outro país.
Eu vim, com a cara e a coragem,com meu marido e meus filhos há 4 anos atrás, falando quase nada de castelhano. Trouxemos 11 malas e a maior cheia de fé e com uma promessa do Senhor.Meu marido e meus filhos já tinham a nacionalidade,pois nasceram espanhóis (a família do meu marido imigrou ao Brasil). Mas eu vivi como brasileira e com permisso de residência por 2 anos.Agora tenho as duas,e sei que abre muito mais campo de trabalho mesmo.Em breve você terá sua nacionalidade belga, e o trabalho que tanto almeja.Acredite.
Besitos e tenha um restinho de semana abençoado.

Calu Barros disse...

Apesar dos percalços, vc é guerreira e com certeza irá superar rapidamente os entraves.Persiga suas metas, creia num porvir mais ameno e prazeroso, pois ele já bate à tua porta.
Melhoras.Cuide-se bem.
Dias luminosos pra vc, Pat.
Bjkas,
Calu

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Patrícia!!
estou muito emocionada ao ler teu relato, minha irmã em breve irá pra Canada finalemente encontrar seu marido e recomeçar uma vida fora. Tudo tem seu lado de mundo civilizado, mas tem a saudade da família aqui.
Tudo isso vc sentiu ao ir pra Portugal, depois pra belgica.
Tu sempres passas ser uma pessoa tão positiva, uma energia linda, bem família , bem feliz.
Estou torcendo pra que te aconteça o melhor, que vc possa estra ainda mais feliz com sua família aí.
tem ma frase de Chico Xavier que di: tudo que e seu encontrará um caminho de chegar ate você!!!
isso não quer dizer que ficamos parados encostados esperando, mas DEus sabe o que colocar no nosso caminho.
Boa sorte querida!!!!!

bju enorme
ana maria

Juni disse...

Oi Patricia, continue mantendo a paciência e a confiança em Deus, nada é por acaso e mesmo nas dificuldades e nos problemas coisas boas acontecem e há um porque em tudo!
Boa sorte nos seus novos projetos, que Deus te ilumine e realize suas expectativas.
Beijos, boa recuperação.

Elisabete disse...

Olá! Como você diz, nada é por acaso e esse tempo foi preciso para decidir o que quer mesmo para o seu futuro. Eu pessoalmente acho uma área magnifica!: massagista e trabalhar com aromaterapia é simplesmente delicioso! Força!

Os olhares da Gracinha! disse...

Patrícia...parece-me que é uma mulher fantástica...linda em vários aspetos e tem tudo para se sentir feliz!!!
Acredite nessa possibilidade e "FAÇA O FAVOR DE SE SENTIR BEM FELIZ"!!!
bj amigo

Ilaine disse...

Patrícia!

Te vejo e te sinto bem assim, uma pessoa positiva e batalhadora. És muito dedicada em tudo o que fazes. Tens um filho adorável. Tua casa está cada dia mais bonita, bem da maneira como gostas - muito branco. (assim como eu!) Maravilhoso ler sua história e assim, conhecê-la um pouco melhor.

Amiga, o melhor ainda está por vir.
Felicidades sempre!
Beijo no coração

Liliane de Paula disse...

Patrícia, torço pela sua recuperação.
Não acho que só o trabalho físico seja responsável pela sua artrose.
Mas sei que essas dores incomodam muito.

Canteiro de Ideias disse...

Pati, tenho certeza que tudo vai dar certo! Você sabe o que quer fazer e acho isso maravilhoso! As coisas virão na hora certa, pode acreditar. Estou na torcida!Bjs!!!




















Canteiro de Ideias disse...

Esqueci de dizer, as fotos são lindas! Este lugar é perto da sua casa?Adorei!Bjs!

Rosaria Amorim disse...

Patricia minha linda, eu gostei de te conhecer um pouco mais.Fique calma que agora falta pouco, o pior já passou, e me parece que foram dias muito difíceis né mesmo? Deus já te deu a vitória minha filha, e você soube esperar com humildade! Deus te abençoe por isso. E você sabe que eu gosto muito do seu blog, me esqueci da vida aqui. Um bj no seu coração.