domingo, 23 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL








Natal
Cecília Meireles
Como estamos mudados! Em meio século, perdemos aquela ingenuidade dos votos dirigidos de janela a janela: "Boas Festas!", "Feliz Ano Novo!"; das ceias tradicionais, talvez copiosas, porém modestas; das lembrancinhas oferecidas às crianças como um dom misterioso do céu; dos vestidos novos para os ofícios das igrejas e as visitas aos presépios; alegria das músicas e cânticos, deslumbramento dos olhos diante de uma Belém infantil, com patinhos nos lagos e lavadeiras nos rios... Ah! como éramos sensíveis, imaginativos! Como estávamos prontos a completar, com a nossa memória dos episódios evangélicos, a paisagem arbitrariamente inventada! Como achávamos naturais todas as coisas desencontradas naquele mundo fictício! Talvez prevíssemos que o nosso não o era menos, e igualmente e misteriosamente desencontradas as coisas que nele iríamos presenciar!



Esperávamos por esses últimos dias do ano combinando sonhos de novas alegrias alimentadas pelas lembranças dos anos anteriores. A vida estava assim pautada, na terra, sobre exemplos de coisas celestes. Essa mistura do humano com o divino trazia-nos como num estado de levitação, e mesmo em redor de nós tudo era ascensão de anjos e santos, uma aparição deslumbrada de Magos e um acordar sobrenatural de pastores. Falávamos de tudo isso com uma surpreendente naturalidade. Conhecíamos a linguagem dos sinos, cujas mensagens pareciam na verdade descer do céu para a nossa inocência feliz e luminosa.


Enfim, éramos felizes porque um Menino, ao mesmo tempo parecido com todas as crianças, e diferente de todas elas, nascera um dia, num lugar muito longe, e era uma alegria festejar-lhe o aniversário, não só por ser assim como um irmãozinho de todos nós, mas porque a Sua bondade era uma esperança para os nossos pequenos corações, já assustados e tímidos, secretamente desejosos de felicidade.


Mas pouco a pouco tudo foi ficando tão complicado, tão difícil! Das simples ceias familiares, que apenas aproximavam as pessoas num convívio sentimental, passou-se às grandes ceias de repercussão social, ceias  festivas em luxuosos ambientes, sem compreensível relação com a data do calendário. Das lembrancinhas modestas que recebiam as crianças, por aquele acontecimento, dos cartões de boas festas afetuosos e ingênuos, passou-se a uma superabundância de presentes, a uma efusão de votos, a uma profusão de árvores de Natal, dos mais diversos feitios e coloridos - e tudo se converteu numa grande festa decorativa, ruidosa, suntuosa, profana, em que se confundem tradições cristãs e pagãs e se misturam as celebrações religiosas do Menino Jesus com as alegrias do Ano Novo.


(Ah! quem vos visitou, lugares humildes da Palestina, que ainda hoje pareceis os mesmos de outrora, em vossa rústica simplicidade. Lugares de onde, no entanto, iria surgir uma nova luz - na verdade, uma nova Estrela - para os povos da Terra!)


E, de repente - seja no Rio ou em São Paulo, ou em qualquer grande centro ocidental - essas avenidas enfeitadas, essas lojas acesas, esses fantásticos presentes que se acumulam, sugestivos e atraentes por todos os lados! E as mãos ágeis dos vendedores que abrem e fecham caixas, estendem papéis maravilhosos, desenrolam atilhos dourados, fitas cintilantes, que entre os seus dedos se convertem em flores de inúmeras pétalas!


Tudo isso em torno do Nascimento daquele Menino que, a princípio um pequenino fugitivo perseguido, passa logo a uma iluminada criança a discutir com doutores - sem que se possa adivinhar se algum dia brincou, despreocupado, nem que brinquedos terão sido os seus. Em todo caso, se esta pompa, se este delírio, se estas luzes copiosas, se estas horas inquietas dos Natais de hoje servem para aproximar as criaturas, malgrado o contraste de tanto fausto e grandeza com a doce pobreza de Jesus - estes Natais assim celebrados continuarão a ser uma bela e feliz festa cristã!
feliz natal para todos voces, amigos queridos,com carinho........

9 comentários:

casa de fifia disse...

OLà Patricia
OLà flor
queria foram dias corrido mas não podia deixar de vir aqui e deixar meu carinho a você,
te desejo uma ano iluminado onde todos os seus desejos possam se realizar.

bacione

"Natal é tempo…
de dar um toque na vida com as cores da esperança,
da fé, da paz e do amor.
Também é tempo de preparar,
em nosso coração e em nosso lar,
um espaço para acolher
as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré
e aceitar as inevitáveis surpresas da vida.

https://minimundomania.blogspot.com.br disse...

FELIZ NATAL PARA VOCÊ TAMBÉM,PATRÍCIA.E MUITAS REALIZAÇÕES EM 2013.BEIJOS.LENIRA.

rose japan disse...

Ola Patricia!!! Nossa como foi bom esse ano, ter conhecido pessoas de tao longe, mas q pudemos fazer grdes amizades, conhecermos um pouquinho da vida do cotidiano de cada um...

E q 2013 isso se fortaleca mto mais, te desejo minha querida nos q estamos tao longe da terra Natal acho q sentimos um pouquinho da falta do brasil nessa epoca...

Mas temos saude, uma linda familia, filhos entao nada melhor do q fazermos uma Natal feliz, alegre, eh o q te desjo ao lado de sua familia, nao temos o mundo mas temos que eh o mais presioso...

Beijso rose jp

simplesmentefascinante disse...

Olá de Novo,
Um texto maravilhoso!!!!!
e lendo o texto não deixei de pensar que é maravilhoso também esse compartilhar virtual, essa amizade que baseia-se em imagens e palavras, e o sentimento cresce e fica importante. Te visitar me faz bem, seus comentários me alegram,e é com esse sentimento gostoso de amizade que e desejo um Natal muito gostoso, cheio de risos e abraços e abarrotado de amor junto aos seus amores.
Um abraço mais que especial.
Mari

O meu pensamento viaja disse...

Feliz Natal, querida Patricia e que o novo ano seja para si um tesouro.
Beijo da Nina

Ana Paula A. Serafim disse...

Feliz Natal Patrícia.
Ficou linda a decoração da sua mesa.
Infelizmente eu não decorei a minha pois ontem jantamos na minha sogra e hoje vamos almoçar na minha mãe. Mas passar momentos agradáveis com a família reunida é uma delícia.

Grande beijo e um lindo dia de NATAL aí pra vcs.

Jussara Silva disse...

Oi Patricia!

Aquela magia toda guardada durante todo o ano
Venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.
Que não apenas seja uma comemoração,
Mas um início para uma nova geração.
O Natal simboliza nova vida,
Pois nele comemoramos o nascimento do Homem
Que modificou a nossa maneira de ver o mundo.
Trazendo-nos amor e esperança.
Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos
De um mundo melhor.
Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.
E que nada seja mais forte do que a união
Daqueles que brindam o afeto entre eles.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

Bjs.

Michelle Hernandez disse...

Pathy,
Feliz Natal para você e toda a sua família!!!!Que seja um Natal cheio de bençãos, trazidas pelo Senhor Jesus.
Besitos

Myrian disse...

Fiquei encantada com a decoração de Natal de sua casa.
Para você, toda a sua família, um doce e abençoado Natal!
Beijos.